Uma análise sobre a fronteira Moçambique – Zâmbia: o caso do posto fronteiriço de Cassacatiza-distrito de Chifunde.

3693 palavras 15 páginas
Vidal Jaime Fambane
Uma análise sobre a fronteira Moçambique – Zâmbia: o caso do posto fronteiriço de Cassacatiza-distrito de Chifunde.

Resumo
A fronteira Moçambique-Zâmbia, concretamente o posto fronteiriço de Cassacatiza ilustra claramente a ideia de que a fronteira constitui um objecto com significado político de administração estatal e ao mesmo tempo uma linha imaginária, visto que, as populações circunvizinhas, atravessam quer para um ou para o outro lado da fronteira para tirar proveito das condições que cada estado oferece em ambas as regiões fronteiriças. Chifunde, através do posto de Cassacatiza tem a particularidade de estar dentro do triângulo fronteiriço formado para além de Moçambique, do Malawi e da Zâmbia, o que confere maior possibilidade de escolha de serviços sociais e económicos para as populações locais. Por aqui fortalecem-se os aspectos culturais, étnicos e linguísticos. Embora exista nestas comunidades o sentimento duma identidade etnocultural. Portanto, são estes os elementos que caracterizam a fronteira em análise e que o ensaio procura trazer com base no cruzamento da literatura.
Palavras-chave: fronteira, Moçambique, Zâmbia, Chifunde, Cassacatiza.

Introdução
O presente ensaio analisa com base na revisão da literatura a fronteira Moçambique/Zâmbia, particularmente o posto fronteiriço de Cassacatiza no distrito de Chifunde província de Tete, que a semelhança de outras fronteiras é resultado do tratado luso britânico de 1891. O seu propósito é mostrar com base na revisão da literatura geral e específica sobre a temática que, a fronteira constitui para as comunidades locais um simples objecto de separação de estados e não de culturas, unidades linguísticas nem étnicas, por isso, representa mais do que uma linha imaginaria.
Neste contexto, e para operacionalizar os propósitos assumidos neste trabalho, a abordagem desenvolve-se em dois pontos principais, sendo uma abordagem sobre algumas Percepções sobre a

Relacionados