uma análise das instituições escolares.
ENSAIO
Texto: NÓVOA, AntónioPara uma análise das instituições escolares. NÓVOA, António(coord.)As organizações escolares em análise. Lisboa: Publicações Dom Quixote / Instituto de Inovação Educacional, 1995, 2ª ed., p. 13-43.
Em seu texto, Nóvoa faz uma análise interessante sobre as instituições escolares, para ele é impossível isolar a ação pedagógica dos universos sociais que a envolvem, ou seja, a ação pedagógica não pode estar alheia a comunidade, aos pais dos alunos, e principalmente ao corpo docente, as interações entre os funcionários são de extrema importância para o bom funcionamento da instituição. Além dos fatores mencionados anteriormente, ás variáveis sociais, culturais e familiares, interferem não somente no funcionamento da escola, como também no sucesso de seus alunos, e é possível visualizar nas escolas a influencia desses fatores na qualidade do ensino e da gestão escolar.No estágio realizado em uma escola particular da cidade de São Paulo, foi possível observar como essas variáveis estão extremamente ligadas ao bom funcionamento das instituições, e de que maneira elas influenciam tanto o trabalho dos professores, como dos coordenadores e demais funcionários.
Portanto, de acordo com Nóvoa, as escolas não devem ser pensadas como qualquer fábrica ou oficina, uma vez que, são instituições de um tipo muito particular. A partir disso o autor faz uma análise das instituições escolares, porém com o intuito de não encerrar a análise dessas instituições, ou seja, Nóvoa não procura encerrar a análise me paradigmas de investigação, mas sim fazer uma reflexão sobre o assunto. Um dos pontos abordados pelo autor é o sentido atual de uma pedagogia centrada na escola, no qual o “sistema educativo passa pela sua descentralização e por um investimento das escolas como lugares de formação”, ou seja, os profissionais que trabalham na escola, tanto professores, como coordenadores e diretores têm de estar em uma contínua