Técnicas de entrevista
A entrevista é a técnica mais utilizada em um processo de seleção, o que se deve a :
- Baixo custo.
- Facilidade de aplicação e adaptação.
- Riqueza de informações, impressões e sensações sobre o candidato.
- Contato direto com o candidato.
A entrevista de acordo com o momento que ela é utilizada pode atender objetivos distintos, é comum o uso de entrevistas estruturadas com perguntas pré formuladas, ao final o candidato passa por uma entrevista com o gestor da área na qual trabalhará caso seja admitido, o que possibilita identificar se o candidato se adaptará a cultura da empresa. A entrevista final normalmente não segue um roteiro, assumindo a forma quase de um bate papo entre gestor e candidato.
Entre tantas técnicas, serão citados alguns tipos de entrevista de seleção:
- Entrevista não estruturada: não dirigida, informal.
Desvantagem: esquecimento por parte do entrevistador da abordagem de algum ponto importante.
- Entrevista planejada: utilizada com freqüência nos processo seletivos, leva melhor conhecimento do candidato, formulação de questões abertas.
Vantagens: evita o esquecimento por parte do entrevistador, permite estabelecer uma maior empatia com o candidato.
- Entrevista comportamental: entrevista por competências, avaliação das habilidades do candidato, requer planejamento detalhado, e descrição detalhada sobre a vaga.
- Entrevista situacional ou de simulação: exercícios ou simulações de situações permite avaliar como o candidato reage a determinadas situações.
- Entrevista de triagem, ou pré-seleção: permite que o entrevistador elabore uma primeira impressão do candidato, feita com um questionário, onde poderá ser verificado se o candidato possui os requisitos mínimos para a vaga.
- Entrevista de avaliação: