TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: O CASO DE GRAMADO/RS
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
JÉSSICA VIGO DOS SANTOS
TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: O CASO DE GRAMADO/RS
Canoas
2013
JÉSSICA VIGO DOS SANTOS
TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: O CASO DE GRAMADO/RS
Monografia apresentada ao Curso de Ciências Econômicas da Universidade Luterana do Brasil, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas.
Orientador: Prof. Ms. Marcel Jaroski
Canoas
2013
AGRADECIMENTOS
Ao meu avô Nelcy, por me ensinar determinação; Á minha mãe Helena, por ter me acolhido como sua; Ao meu noivo Gérson, por ter me apoiado em todas as minhas escolhas.
RESUMO
Gramado é, segundo o Ministério do Turismo, o terceiro maior destino indutor de turismo no Brasil, desta maneira, o mesmo influencia a cidade como um todo, em especial, a economia. Assim sendo, este trabalho se insere no tema Desenvolvimento Econômico e Regional, pois pretende demonstrar a relação entre turismo e desenvolvimento econômico na cidade de Gramado. Ele se mostra relevante para os moradores, para os formuladores de politicas publicas da mesma, para estudiosos tanto da Economia e para os estudiosos do Turismo. Logo, o presente trabalho busca identificar o comportamento de indicadores de desenvolvimento socioeconômico no município para que se observe qual é o influencia do turismo sobre a mesma. Além disto, busca-se como o Turismo modificou os postos de trabalho e a renda da população, e demonstrar se o aumento da arrecadação em virtude do turismo melhorou serviços públicos. Para atingirmos esses objetivos buscamos informações junto aos órgãos pertinentes, bem como estabelecemos um comparativo de alguns dos dados levantados com dados referentes ao Brasil e ao Rio Grande Do Sul. Desta forma, o trabalho foi