turbina a gas
Classificação:
Ciclo fechado e aberto:
No ciclo aberto o fluido de trabalho não retorna ao sistema. O ar é retirado da atmosfera e entra na turbina e dela sai pelo bocal exaustor.
No ciclo fechado o fluido de trabalho permanece no sistema. O combustível é queimado fora do sistema e através de um trocador de calor a energia da combustão é transferida para o fluido de trabalho. A grande vantagem desse sistema é a possibilidade de altas pressões em todo o ciclo, reduzindo desta forma o tamanho da turbina em relação a potência útil requerida. A possibilidade da variação da potência útil pela variação do nível da pressão esse controle permite que uma grande faixa de potência útil possa ser obtida sem alterar a máxima temperatura do ciclo e com uma pequena variação no rendimento.
Número de eixos:
Em um eixo parte da potência é fornecida ao compressor e outra parte para potência de eixo útil.
Em mais de um eixo tem aplicação na aeronáutica, podendo ter um, dois ou três eixos concêntricos com a finalidade de aumentar a razão de pressão do ciclo e consequentemente sua eficiência térmica. Aumentar a eficiência aerodinâmica da compressão, pois a compressão em um único estágio diminuiria a eficiência térmica da turbina.
TIPOS:
TURBOFAN- As Turbinas Turbofan possuem um grande conjunto frontal de pás que succionam o ar para dentro da turbina. A maior parte do ar succionado passa por fora do motor, ele não é comprimido ou sofre uma baixa compressão. Esse fluxo de ar é chamado de By-pass. Esse ar faz a turbina mais silenciosa (ou menos barulhenta!) e fornece um maior empuxo à aeronave em baixas velocidades sem aumentar o consumo de combustível. A maioria das aeronaves, principalmente civis, são movidas por turbinas com turbofan, onde 85% do empuxo tem origem no ar de by-pass. Existem vários tipos de turbinas, com Razões de By-pass grandes ou pequenas, dependendo de sua aplicação.
TURBOJATO- As Turbinas Turbojato (turbojet) são