Tudo sobre sociologia
Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade, englobando os fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura, as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis, os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.
Como surgiu?
A sociologia surgiu no século XVIII como disciplina de estudo sobre as consequências de dois grandes acontecimentos, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que causaram profundas transformações econômicas, políticas e culturais na sociedade daquele período.
O termo sociologia foi utilizado primeiramente com o filósofo francês Auguste Comte no seu Curso de Filosofia Positiva, em 1838, na tentativa de unificar os estudos relativos ao Homem, como a História, a Psicologia e a Economia. A corrente sociológica positivo-funcionalista, fundada por Comte, foi mais tarde desenvolvida por Émile Durkheim.
Estigma, Preconceito e Minoria Social.
Preconceito - É um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento.
Minoria - é todo grupo social, racial, cultural ou de nacionalidade, autoconsciente, em procura de melhor status compartilhado do mesmo habitat, economia, ordem politica e social com outro grupo que é dominante e que não aceita os membros do primeiro em igualdade e condições.
Estigma - É um termo recorrente na medicina e biologia pois se trata de marcas e sinais físicos aparentes que restaram de uma doença ou deficiência. Na sociologia, uma pessoa carrega um estigma quando por algum motivo, é portador de algo que pode torna-lo alvo de preconceito.
"Os que constroem ou aceitam preconceitos, constroem e aceitam estigmas. Ambos - preconceitos e estigmas - promovem e naturalizam palavras ou ações violentas. Essa construção