Tsunami
Grupo: Matheus Santos, Matheus Carvalho
Kaio Vinicius e Rafael Santiago.
Nº: 17 ,27,28 e 33
Turma: 801
Turno: Manhã
Disciplina: Ciências
Título
A gravidez na adolescência.
O que faz levar um jovem a engravidar?
Falta de informações sobre métodos anticoncepcionais e preservativos, principalmente em classes de baixa renda, onde a escolaridade é muito baixa. O desejo dos adolescentes de não assumir diante seus pais uma vida sexual ativa faz com que as raparigas não usem nenhum tipo de contraceptivo ou use algum método ineficaz. O uso de drogas e bebidas alcoólica afeta os efeitos dos contraceptivos, o que faz com que a menina engravide mesmo usando algum tipo de anticoncepcional.
Dificuldades enfrentadas com a maternidade.
Uma adolescente grávida poderá apresentar problemas de crescimento e desenvolvimento, emocionais e comportamentais, educacionais e de aprendizagem. O risco de complicações na gravidez e problemas no parto é muito maior. Há também quem considere a gravidez uma complicação da atividade sexual.
Falta de informação ou ato irresponsável.
As adolescentes grávidas normalmente ignoram o funcionamento do ciclo menstrual, o processo de concepção e o uso de métodos anticoncepcionais. Para muitas delas, a principal fonte de informação são as amigas. Contudo, mesmo quando se lhes facilita essa informação, uma boa parte delas resiste a usá-los, quer por razões culturais, quer pela intermitência das relações sexuais a que estão expostas o que facilita a recusa de uso continuado destes métodos que são vividos como desconfortáveis.
Desejo de mudar de vida através da maternidade.
Talvez não se trate nem de subversão nem de desejo. Talvez se possa até pensar em acaso, descuido, ingenuidade, submissão e tantos outros fatores. No entanto, a análise do discurso de muitas garotas que engravidam na época da adolescência se refere fortemente ao desejo de ter um filho/a, acreditando que a