Trbalho De Portugeus

1585 palavras 7 páginas
Sumário
Introdução 2
Desenvolvimento 3ª8
Conclusão 8
Bibliografia 9

Introdução
O Arcadismo é um movimento literário que se originou na Europa século XVIII decretava o fim do pensamento barroco. Apresentava uma linguagem que tentava transformar o ensino, os hábitos, as atitudes sociais, com idéias iluministas. O Arcadismo ou Neoclassicismo teve uma aparência moderna e objetiva, retratando a realidade histórica e social que o mudo estava vivendo , ou seja a insatisfação com o Absolutismo Real .Este foi o primeiro estilo literário propriamente brasileiro e é sobre ele que trataremos neste trabalho.

Desenvolvimento

O Balanço (década de 1730), de Nicolas Lancret
O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclassicismos, é o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade do século XVIII. O nome faz referência à Arcádia, região do sul da Grécia que, por sua vez, foi nomeada em referência ao semideus Arcas (filho de Zeus e Calisto).
Denota-se, logo de início, as referências à mitologia grega que perpassa o movimento.
Profundas mudanças no contexto histórico mundial caracterizam o período, tais como a ascensão do Iluminismo, que pressupunha o racionalismo, o progresso e as ciências. Na América do Norte, ocorre a Independência dos Estados Unidos, em 1776, abrindo caminho para vários movimentos de independência ao longo de toda a América, como foi o caso do Brasil, que prsenciou inúmeras revoluções e inconfidências até a chegada da Família Real em 1808.
O movimento tem características reformistas, pois seu intuito era o de dar novos ares às artes e ao ensino, aos hábitos e atitudes da época. A aristocracia em declínio viu sua riqueza esvair-se e dar lugar a uma nova organizações econômica liderada pelo pensamento burguês.
Ao passo que os textos produzidos no período convencionado de Quinhentismo sofreram influência direta de Portugal e

Relacionados