traumatismo toracoco

1039 palavras 5 páginas
TRAUMATISMO TORÁCICO
Conceito
São lesões torácicas decorrentes da ação de um agente traumático. Podem ser abertas ou fechadas, segundo a ocorrência ou não de solução de continuidade da pele. O traumatismo torácico é considerado a priori uma lesão grave, pois não se descarta a possibilidade de ter afetado órgãos vitais, como coração e pulmão.
Causas
Acidentes automobilísticos, quedas, atropelamentos, agressões por arma branca e por arma de fogo constituem o elenco de causas mais comuns.
O traumatismo torácico geralmente está associado a outras lesões corporais (politraumatismos).

TRAUMATISMO TORÁCICO
Fisiopatologia
O comprometimento da região torácica pode desencadear: • 1. Insuficiência respiratória aguda devido a:
- Pneumotórax: acúmulo de ar no espaço intrapleural, causado por lesões abertas de tórax (pneumotórax hipertensivo). - Hemotórax: acumulo de sangue no espaço intrapleural.
Dependo do espaço ocupado pelo ar ou pelo sangue o parênquima pulmonar é empurrado e comprimido no sentido contrário, provocando balanço do mediastino e colapso cardiocirculatório e pulmonar.

TRAUMATISMO TORÁCICO

Figura 8.1: Pneumotórax aberto e
Pulmão normal.

TRAUMATISMO TORÁCICO
• b) A entrada de ar no espaço intrapleural provoca o colapso do

pulmão e balanço do mediastino.
Afundamento de tórax: lesão grave, caracterizada por múltiplas fraturas de costelas, que leva à perda de estabilidade da parede torácica afetada. A desconexão de uma parte de parede do resto da caixa torácica faz com que o movimento respiratório seja totalmente anômalo (respiração paradoxal), na inspiração, o segmento afetado, desloca-se para dentro e na expiração apresenta-se abaulado (fig. 8.2).
2. Insuficiência cardiocirculatória aguda:
Devido a lesão direta, com formação de hemopericárdio.
Associada a lesões compressivas como hemotórax e pneumotórax, provocando balanço do mediastino e compressão do coração e grandes vasos da base.

TRAUMATISMO

Relacionados