Tratamento Térmico em Ligas Metálicas
Tratamento térmico consiste em aquecer um determinado material ou liga com certa temperatura e depois resfriá-lo.
O aquecimento do material é bastante variável e pode atingir vários tipos de tratamentos térmicos. Existem vários métodos para o aquecimento e também para o resfriamento do mesmo, sendo que, cada tipo de aquecimento ou resfriamento tende a conseguir um tratamento diferente.
Cada tratamento térmico tem o seu objetivo em cada tipo de material. Os efeitos são: aumento ou diminuição da dureza; melhora da ductilidade; aumento ou redução da resistência mecânica, entre outras.
Entre os tratamentos térmicos, podemos destacar: Têmpera, Recozimento,
Normalização e Revenimento.
O relatório consiste também em confirmar os tratamentos feitos em laboratório da universidade, que no contexto do trabalho obtemos uma conclusão afirmativa deste processo.
Relatamos os materiais usados, e os equipamentos/maquinários – todos utilizados na universidade – que fizeram parte de nossa conclusão dos efeitos dos tratamentos obtidos nas amostras do material. Está contido o maquinário, seu modelo, nome, imagem de cada maquinário e especificações, sendo elas: potência; velocidade; temperatura máxima, voltagem e algumas outras.
O relatório apresenta também, a ordem de cada experimento com fotos para relatar com mais facilidade, cada processo que o material teve que passar para conseguir adquirir o tratamento térmico.
Palavras-chave: Tratamento térmico; Aquecimento; Resfriamento.
LISTA DE FIGURAS
Figura 01: Processo de Têmpera.............................................................................10
Figura 02: Transformação Martensítica ...................................................................11
Figura 03: Gráfico para Resfriamento......................................................................11
Figura 04: Gráfico para Têmpera em Água.............................................................. 12
Figura 05: Relação de