TRANSPORTE PUBLICO
O transporte público precário se tornou um dos principais temas dos protestos que tomaram às ruas do Brasil nos últimos dois meses. Mobilizações da juventude e dos trabalhadores ocorrem todos os anos por melhorias no transporte, este ano podemos considerar que houve uma intensidade maior. Talvez isso se deva ao fato do acúmulo de problemas e consequencias que resultaram da precariedade da mobilidade urbana nos grandes centros, aumento abusivo das passagens, sucateamento do transporte público e pouca qualidade no serviço. Especialistas na área comprovaram que o transporte público precário gera problemas em diversas áreas sociais: Saúde, Educação, Mobilidade urbana, Cultura… Em primeiro momento pode até parecer, para alguns, teoria da conspiração. E antes fosse, mas infelizmente não é, e de fato o transporte público precário aumenta a bola de neve de problemas sociais! o transporte público precário não promove acessibilidade e condições dignas de mobilidade aos portadores de necessidades especiais, nos grandes centros urbanos nem todos os veículos e metrôs possuem equipamentos e estrutura adequada, nas cidades do interior a situação é ainda pior podendo ser considerada estrutura zero(ou quase isso) de inclusão e acessibilidade. Transporte público e o responsável por esses problemas sociais.
A presidenta Dilma Rousseff está reunida com representantes do Movimento Passe Livre (MPL), um dos grupos que organizou as manifestações em São Paulo contra o aumento da tarifa do transporte público.
Em São Paulo estão sendo tomadas as seguintes ações para a melhoria do transporte público, com apoio do governo federal:
-Criação de faixas exclusivas de ônibus nas principais avenidas da cidade
-Expansão das linhas do metro já existentes e criação de novas linhas
-construir corredores exclusivos de ônibus e estações e terminais de integração
-Redução de impostos
-Diminuir gastos com a copa
-Aprovação do projeto que transforma a corrupção em