Transformações químicas
Clayton Garcia da Silva (braket@usp.br) QFL4010 – Instituto de Química – USP
1. INTRODUÇÃO
A matéria passa constantemente por diversas transformações, sendo que essas podem ser físicas ou químicas, dependendo dos fenômenos que ocorrem com a matéria durante o processo. A separação dos fenômenos naturais em transformações físicas e químicas foi criada pelo ser humano para facilitar o estudo e a compreensão.[1] As transformações físicas são caracterizadas por não alterar a natureza do material, ou seja, o material ou substância não perde sua característica estrutural fundamental: a estrutura das suas moléculas. As transformações químicas são caracterizadas pela quebra das moléculas das substâncias que reagem entre si – os reagentes – e seus átomos que se reagrupam de formas diferentes das iniciais – os produtos – formando novas substâncias. Algumas reações químicas são reversíveis, como a reação que ocorre nas lentes do tipo transitions, que possuem íons Ag+ e Cu+, que na presença de luz, reagem formando Ag+ e Cu²+. Como a prata é escura, ela escurece a lente, protegendo os olhos da luz. Na ausência de luz, a reação é reversa, formando novamente os íons Ag+ e Cu+, que são ambos incolores, deixando a lente transparente[2]. Em geral, durante uma transformação química, ocorre liberação de energia (em forma de calor, luz ou explosão), liberação de gases, mudança de cor ou formação de precipitado, podendo ocorrer mais de uma manifestação em uma única reação.
1.1. Processo de obtenção de água de cloro A água de cloro é uma solução do cloro em água. O cloro reage lentamente com a água formando HCl e HClO, a solução resultante recebe o nome de água de cloro, de acordo com a seguinte equação: Cl2 (g) + H2O (l) -----> HCl (aq) + HClO (q)
2. OBJETIVOS Observar e analisar transformações químicas a partir das características observadas em cada mistura e reação. Observar evidências experimentais que sugerem a ocorrência de transformações