TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA NA BIOSFERA

497 palavras 2 páginas
TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA NA BIOSFERA
De modo geral, as reações químicas ocorrem num sistema biológico com liberação ou absorção de energia, sendo verificada a primeira lei da Termodinâmica. Na digestão de um pedaço de carne, por exemplo, moléculas de proteína soa desfeitas dando origem a outras moléculas de menor energia, como CO2 e H2O; nesse processo, parte da energia liberada é transformada em calor e parte é utilizada nos processos que requerem energia.
A fermentação alcoólica e a glicose são processos bioquímicos anaeróbicos (que ocorrem na ausência de oxigênio), pelos quais moléculas orgânicas são convertidas em outras com um conteúdo energético menor. Nesse processo, há portanto, liberação de energia, parte da qual é utilizada na formação de ATP. A glicose ocorre nas células musculares durante uma atividade física intensa, quando o fornecimento de oxigênio se torna insuficiente.
Respiração – Nos animais e na maioria dos microrganismos, a produção de ATP se deve, principalmente, a respiração. Esse é um processo metabólico no qual há a liberação de energia e formação de ATP, a partir de uma série de reações entre elementos básicos de alimentação e oxigênio, produzindo dióxido de carbono e água.
Fotossíntese é o processo pelo qual plantas e certos microrganismos convertem energia luminosa em energia biológica, produzindo carboidratos. Ela ocorre em cloroplastos, estruturas celulares que ontem pigmentos de clorofila.
No processo de respiração , essa reação ocorre no sentido contrário com liberação de energia. Comparando-se esses processos, pode-se concluir que, na formação de glicose pela fotossíntese, parte da energia luminosa é convertida em energia potencial dessa molécula. Alem disso, há também armazenamento de energia em moléculas de ATP.
O processo de transformação de energia luminosa em energia química da molécula de ATP é denominado fotofosforilação, esquematizado na figura ao lado.

Quando um fóton se choca com uma molécula de clorofila (Cl),

Relacionados

  • Ufscar - engenharia de materiais
    16697 palavras | 67 páginas