TRANSFORMADOR

3200 palavras 13 páginas
TRANSFORMADOR é um conversor de energia eletromagnética, cuja operação pode ser explicada em termos do comportamento de um circuito magnético excitado por uma corrente alternada.
Um dispositivo que por meio da indução eletromagnética, transfere energia elétrica de um ou mais circuitos (primário) para outro ou outros circuitos (secundário), usando a mesma freqüência, mas, geralmente, com tensões e intensidades de correntes diferentes

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO: LEI DE FARADAY E LEI DE LENZ

Se aplicarmos uma tensão U1 alternada ao enrolamento primário circulará por este uma corrente I1 alternada, que por sua vez dará condições ao surgimento de um fluxo magnético também alternado (fm).
A maior parte deste fluxo ficará confinada ao núcleo, uma vez que é este o caminho de menor relutância.
Este fluxo dará origem a uma força-eletromotriz induzida (f.e.m) E1 no primário e E2 no secundário (Lei de Faraday) proporcionais ao número de espiras dos respectivos enrolamentos, N1 e N2.

Todo transformador é uma máquina elétrica cujo princípio de funcionamento baseia-se na lei de Faraday devido à extraordinária importância dessa lei na compreensão das máquinas elétricas.
A lei de Faraday foi descoberta experimentalmente pelo físico inglês Michael Faraday, em 1831, e pode ser enunciada simplificada mente como segue:
“Todo condutor atravessado pelas linhas de força de um campo magnético variável sofre a indução de uma tensão proporcional à variação do fluxo que o enlaça”.
Em todo condutor enquanto sujeito a uma variação de fluxo magnético e estabelecido uma forca eletromotriz (tensão) induzida.
O significado da lei de Faraday pode ser compreendido com a ajuda da experiência ilustrada na figura abaixo.

Observe que, quando o imã vai se aproximando da bobina, as linhas de força do campo magnético vão cortando cada vez mais as espiras condutoras (fluxo variável), gerando uma tensão nos terminais da bobina. Fechando-se o circuito com um amperímetro, este

Relacionados