Transcri es Grigo Pichon

1359 palavras 6 páginas
[Aula Introdutória]

Depressão, dentro das posições de Klein, é considerada como a base das demais doenças.
Depressão – perda, separação } base do nosso desenvolvimento desde o momento em que nascemos.
Nosso desenvolvimento é pautado em situações de separação e de perda. Todos nós temos essa base de separação e de perda e, a partir dessa base, podemos desenvolver tanto a doença quanto a saúde.
Se um indivíduo passou por situações de separação e de perda muito traumáticas, a adolescência, por exemplo, que é uma situação normal do desenvolvimento, vai vir carregada e com marcas de uma situação traumática também. Portanto, pode potencializar ainda mais o momento atual.
Tanto a doença quanto a saúde estão pautadas em várias causas (policausalidade).

Pichon → visão dinâmica ↘ Inter-relacional ↘ Relações inter-vinculares
Depressão (perda e separação) é a base do desenvolvimento.
Essa base pode vir a se desenvolver de forma patológica ou normal, porque Pichon considera o contexto, as inter-relações, a época; portanto há as questões individuais (psicanálise – intrapsíquico) e questões do outro ou do contexto que vai dar uma resultante patológica ou saudável.
Vínculos – figuras significativas do nosso desenvolvimento

Klein → Posição depressiva ↘ A criança se dá conta que ela necessita de uma mãe que de alguma forma ela havia entrado em contado, rechaçado, tido raiva porque tinha se frustrado. Durante todo nosso desenvolvimento a gente passa por isso. A frustração (perda e separação) leva à autonomia.

Grupos de Trabalho = Grupos Operativos = Grupos de Tarefa
Os grupos operativos passam por 3 tarefas: pré-tarefa, tarefa e projeto.
São movidos sempre por uma tarefa, diferente de outros grupos. Os ajustes que os membros do grupo precisam fazer para conseguir realizar a tarefa, leva ao crescimento, amadurecimento dos mesmos.
A etapa da pré-tarefa é a etapa da resistência;
O ajuste é a tarefa propriamente dita. É tentar entender,

Relacionados