trabalhos
2. A estratificação social é o processo....
Ou estado de localização hierárquica dos indivíduos em setores relativamente homogêneos a população quanto aos interesses, ao estilo de vida e às oportunidades de vida, segundo a sua participação na distribuição desigual de recompensas socialmente valorizadas (riqueza, poder e prestígio).
3. Quais as vantagens de ocupar uma posição elevada na hierarquia social? Quem ocupa posição elevada na sociedade consegue maior prestígio, pois pode ser admitido em clubes e outras organizações que garantem reconhecimento público e tem condições de adquirir bens, como automóveis de luxo e roupas de marca, que simbolizam importância.
4. Quais são as áreas que sofrem influência da posição hierárquica social? A posição na hierarquia social também influencia as expectativas de papel, pois o que imaginamos que as pessoas pensam, fazem e o que gostam de fazer tem muito a ver com a posição que ocupam na hierarquia social. Influencia também nossa identidade, pois os outros nos rotula segundo a classe a que pertencemos. Também nossas crenças acerca da política, da religião, do papel dos sexos e da educação são muito influenciadas por nossa posição na sociedade.
5. Segundo Karl Marx, o que determina as desigualdades sociais? Para Marx, as desigualdades sociais são determinadas pelas relações de produção, ou seja, pelos arranjos que determinam como o produto do trabalho é distribuído. Os proprietários de terras e de fábricas podem vender o que produzem. Já os camponeses e operários, só têm o próprio trabalho para vender. Essa situação é que determina as desigualdades na sociedade capitalista.
6. Max Weber concorda com Karl