Trabalhos
O turismo é, principalmente, grande gerador de receita, é social por gerar grande número de postos de trabalho direto e indireto; cultural, pois preserva a identidade do lugar, como monumentos históricos; e ambiental, por aliar renda e preservação, um exemplo disso é o ecoturismo, que só existe com a preservação do meio-ambiente.
2- Podemos citar a violência urbana (ataques dos criminosos do PCC, roubos e mortes de turistas nas praias brasileiras, lixos e poluição ambiental e visual), que são fatores desfavoráveis de turistas, tanto nacionais quanto internacionais.
O Brasil ainda se debate com questões básicas de infra-estrutura, como a falta de sinalização e a péssima conservação das estradas, violência urbana e problemas de limpeza. As grandes metrópoles, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, ainda espantam parte dos turistas estrangeiros, que temem pela sua segurança. Além disso, do ponto de vista do turismo internacional, o país tem poucos profissionais que falam outros idiomas. 3- O turismo tem a capacidade de organizar o espaço geográfico, em face da necessidade de oferecer condições do andamento da atividade, como, por exemplo, as infraestruturas necessárias: hotéis, rodovias, meios de comunicação entre outros.
O Brasil ainda tem muito que desenvolver, pois a “indústria” do turismo pode ser mais rentável que o setor industrial e rural e menos degradante. No mundo, esse é uma nova tendência econômica.
4- As pessoas fazem turismo pelos mais variados motivos para os mais variados lugares. Alguns países perceberam o potencial do turismo como gerador de emprego e renda, como por exemplo, na cidade de São Paulo o turismo destaca-se mais pelo turismo de negócios, ou seja, a trabalho. Entre