Trabalhos pikas
O livro narra a história de John Daily, um executivo bem sucedido, técnico voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. Desde o início de sua vida John se via perseguido por um nome: “Simeão”. De todos os fatos e coincidências, ele não compreendia porque, sempre ao longe dos anos, tinha o mesmo sonho que lhe transmitia a mesma mensagem: “Ache Simeão e ouça-o!”.
Após um movimento sindical em sua fábrica, as constantes reclamações de sua esposa e a insubordinação de seus filhos, John começa a ver que nem tudo estava como planejara. Diante disso sua esposa sugere que ele vá se aconselhar com o pastor de sua igreja, que o indica a participar de um retiro num pequeno e relativamente desconhecido mosteiro cristão chamado João da Cruz, localizado perto do lago Michigan.
Apesar de não tirar qualquer mérito da publicação, o livro “Dia D: Amanhecer de Heróis”, do escritor Nigel Cawthorne, está mais para uma reportagem muito bem documentada sobre um dos eventos mais importantes da Segunda Guerra do que propriamente um livro contendo uma pesquisa histórica mais aprofundada sobre o tema.
Mas como eu disse, o livro tem seus méritos
O autor optou, sabiamente, por expor os antecedentes do desembarque Aliado no Dia D antes de entrar nos detalhes do mesmo. Como sabemos, a Segunda Guerra teve reflexos no mundo todo, e muitos eventos estiveram ligados ou desencadearam diversas reações, tanto do Eixo como dos Aliados.
E algumas destas reações foram importantíssimas para que o Dia D desse certo enquanto invasão maciça contra uma força militar muito bem postada em suas linhas de defesa. Comandados por americanos e britânicos, os soldados que fizeram parte das Operações Overlord e Netuno em 6 de junho de 1944 tinham uma noção da resistência alemã que encontrariam pela frente. Além de já estarem ocupando a região por algum tempo, os alemães reforçaram todas as defesas já existentes e não estavam dispostos a ceder terreno para os