Trabalhos pesquisa
A Educação, os processos educativos, entre outros assuntos, são questões centrais na sociedade contemporânea. Se refletirmos sobre tais assuntos, encontramos três nomes que dominam essa área: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber.
A Educação em Karl Marx Marx falou a respeito da educação e socialização das classes sociais, a luta de classes, esse era o assunto de Marx, a estrutura sócio-econômico-politico, o marxismo sendo a sociologia do conflito, contradições da sociedade capitalista. Ele faz criticas econômicas sobre o capitalismo, e apesar de achar que a educação é um direito de todos, ela não é temática dominante de sua obra, ela é apenas uma forma de integrar os indivíduos numa sociedade sem classe, sendo um elemento de manutenção, de controle da hierarquia social, ou seja, dominação da burguesia sobre as classes dominadas. Segundo a idéia de Marx, se a classe social domina no dinheiro, na parte financeira, ela domina em tudo. Marx define a Educação de três formas:
°Educação Intelectual;
°Educação corporal( exercícios de ginástica);
°Educação Tecnológica(princípios gerais científicos de todos os processos de produção). Isso nos faz lembrar da idéia de Aristóteles, na antiga Grécia, onde o homem ideal deveria cuidar do corpo, da mente e do espírito(Paidéia). De acordo com Marx o trabalho educa as pessoas, mas o homem politicamente também se tornou alienado no que diz respeito nas relações de produção do sistema capitalista, na exploração e complementaridade entre as classes. A Educação tem a missão de emancipar, libertar o homem, levando a construção de uma nova ordem social, combatendo a alienação crescente na sociedade capitalista.
A Educação em Durkheim Durkheim é a favor do capitalismo, ele acredita que tudo é uma questão de moral e que cada pessoa desenvolve uma função na sociedade. Esses fatos morais ou sociais são externos