trabalhos da leh
A primeira usina nuclear brasileira entrou em operação comercial em 1985 e opera com um reator de água pressurizada (PWR), o mais utilizado no mundo. Com 640 megawatts de potência, Angra 1 gera energia suficiente para suprir uma cidade de 1 milhão de habitantes, como Porto Alegre ou São Luís.
Nos primeiros anos de sua operação, Angra 1 enfrentou problemas com alguns equipamentos que prejudicaram o funcionamento da usina. Essas questões foram sanadas em meados da década de 1990, fazendo com que a unidade passasse a operar com padrões de desempenho compatíveis com a prática internacional. Em 2010, a usina bateu seu recorde de produção, fato que se repetiu novamente em 2011.
Esta primeira usina nuclear foi adquirida da empresa americana Westinghouse sob a forma de “turn key”, como um pacote fechado, que não previa transferência de tecnologia por parte dos fornecedores. No entanto, a experiência acumulada pela Eletrobras Eletronuclear em todos esses anos de operação comercial, com indicadores de eficiência que superam o de muitas usinas similares, permite que a empresa tenha, hoje, a capacidade de realizar um programa contínuo de melhoria tecnológica e incorporar os mais recentes avanços da indústria nuclear.
Um exemplo disso foi a troca dos geradores de vapor – dois dos principais equipamentos da usina – realizada em 2009. Com a substituição, a vida útil de Angra 1 poderá ser estendida, permitindo que a usina esteja apta a gerar energia para o Brasil por décadas.
ANGRA 1 - INFORMAÇÕES GERAIS / HISTÓRICO / DADOS BÁSICOS
SITUAÇÃO ATUAL / CURRENT STATUS
EM OPERAÇÃO / IN OPERATION
1. GERAL / GENERAL
NOME DA USINA / STATION NAME
ANGRA 1
REGIÃO / REGION
ANGRA DOS REIS
ESTADO / STATE
RIO DE JANEIRO
COORDENADAS / COORDINATES LATITUDE(Graus, Min., Seg.) / LATITUDE (Deg., Min., Sec.)
23o 00’ 30" ” SUL
LONGITUDE (Graus, Min., Seg.) / LONGIT. (Deg., Min., Sec.)
44o 28’ 26” OESTE
TIPO DE REATOR / TYPE OF REACTOR
ÁGUA