Trabalho
PLINIO GILBERTO KROEFF
Retifica Cilíndrica
O primeiro passo deve ser a seleção e o balanceamento do rebolo. Preparado o rebolo, você irá fixar a peça entre pontos, não esquecendo de colocar “graxa” nos contatos de cada contraponto.
Depois, é preciso regular o curso do deslocamento longitudinal da mesa. A regulagem é feita por meio dos limitadores de curso da mesa e tem finalidade de evitar que o rebolo bata no arrastador e no contraponto. É preciso ter cuidado para que o rebolo não ultrapasse mais de 1/2 de cada extremidade da peça (Esse procedimento pode ser feito sem que o rebolo esteja em movimento).
O passo seguinte consiste em zerar o anel graduado referenciando a peça, para não machucar a peça ou o rebolo usa-se uma folha entre os dois, fazendo isso, aproxime a peça do rebolo, até que ao puxar a folha o rebolo se movimente junto. Depois de fazer isso zere o anel graduado de penetração do rebolo.
Após esse passo, ligue a geral da maquina e certifique-se que o botão de emergência não esta acionado e certifique-se que os limitadores de percurso estão voltados para a mesa. Após fazer isso ligue a rotação do rebolo e a rotação da peça, depois de seguir esses passos engrene o avanço da mesa e certifique-se de que nada está errado.
Ligue a refrigeração que esta situada a cima do rebolo, fazendo isso você já pode usinar o eixo com passes sucessivos até que fique de acordo com a dimensão desejada.
Quando a peça chegar à medida desejada zere o anel graduado para não perder a referencia, fazendo isso você deve desengrenar à mesa para que ela pare o seu movimento. Afaste a peça do rebolo, para não ocorrer nenhum acidente, depois desligue a rotação da peça.
Após todos esses passos feche a refrigeração e por ultimo desligue a rotação do rebolo.
Depois de tudo devidamente parado retire a peça dos pontos e a prenda em uma morsa para fazer a medição. A medição da peça deve ser feita com um micrômetro.
OBSERVAÇÃO: A