trabalho
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS.
ESCOLA ESTADUAL MÁRIO DAVID ANDREAZZA
TURMA: 301
O IMPERIALISMO
BOA VISTA/RR
2014.1
GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS.
ESCOLA ESTADUAL MÁRIO DAVID ANDREAZZA
TURMA: 301
GEAN MEDEIROS PINHEIRO DE SOUZA
O IMPERIALISMO
BOA VISTA/RR
2014.1
SUMÁRIO
Imperialismo é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.
Algumas vezes o imperialismo é associado somente com a expansão econômica dos países capitalistas; outras vezes é usado para designar a expansão europeia após 1870. Embora Imperialismo signifique o mesmo que colonialismo e os dois termos sejam usados da mesma forma, devemos fazer a distinção entre um e outro. Colonialismo normalmente implica em controle político, envolvendo anexação de território e perda da soberania. Imperialismo se refere, em geral, ao controle e influência que é exercido tanto formal como informalmente, direta ou indiretamente, política ou economicamente. Essa concepção de imperialismo foi perpetrada por economistas alemães e ingleses no início do século XX. Nele, há duas características fundamentais:
-investimento de capital externo
-propriedade econômica monopolista
Desse modo, a capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava sobre os países dominados, pois monopólios, mão-de-obra barata e abundante e mercados consumidores levavam ao ciclo do novo colonialismo, que é o produto da expansão constante do imperialismo. Os países imperialistas dominaram, exploraram e agrediram os países pobres de quase todo o planeta. A política imperialista provocou muitos conflitos, como a Guerra do Ópio na China, a Revolução dos Cipaios na Índia, etc. Assim, ao final do século XIX