Trabalho
A Medicina do Trabalho é uma especialidade da medicina, na qual, o principal objetivo é de prevenção das doenças, que podem acometer o trabalhador nas suas atividades laborais habituais.
O Médico do Trabalho age principalmente na prevenção da doença onde o trabalhador em um determinado setor possa vir a desenvolver.
É importante ressaltar que uma mesma função, em uma mesma empresa, pode apresentar riscos deferentes ao trabalhador, visto que, é importante verificar os agentes de cada setor, que possam desencadear uma doença e não só a função do funcionário.
O Médico do Trabalho age de acordo com as observações feitas no ambiente de trabalho pelo Engenheiro ou Técnico de Segurança onde é elaborado o laudo PPRA / LTCAT que é a NR 9.
Através destes Laudos o Médico do Trabalho elabora ações para a prevenção de possíveis doenças nos trabalhadores relacionadas a cada setor.
É importante ressaltar que o Médico do Trabalho elabora ações de prevenção de doenças, não sendo um médico que atua na doença quando instalada e sim no rastreamento de possíveis agravos à saúde do trabalhador.
A importância da medicina e segurança do trabalho preventiva
Thalita Alvarenga Rainato
Resumo
A pressão da modernidade representada pela infinita busca da tecnologia, que já trouxe fabulosos benefícios para todos nós, passou a atingir os trabalhadores gerando, muitas vezes, conseqüências para sua saúde física e mental. Atualmente, o conceito de acidente de trabalho já tem sido compreendido por um maior número de pessoas que já identificam as doenças profissionais como conseqüência de acidentes do trabalho. Contudo, o setor de segurança e saúde no trabalho tornou-se multidisciplinar e tem como objetivo principal a prevenção dos riscos profissionais.
Palavras-chave
Prevenção. Segurança e Saúde do Trabalho. Treinamento.
Introdução
As mudanças no mundo do trabalho advindas das inovações tecnológicas e organizacionais têm