Trabalho
Administração Pública
AD1 Teorias da Administração II
Porque a administração atua na condução dos interesses dos sistemas organizados e para poder interpretá-los, modificá-los estudamos as teorias da administração.
Na área da sociologia a ciência básica é ela própria, a Sociologia, em ciências aplicadas abrange a sociologia do desenvolvimento, nas técnicas é o planejamento do desenvolvimento econômico e em produção e comercialização ou serviços surge a implementação de planos de desenvolvimento.
A teoria é fruto da pesquisa, na confrontação e testagem dos fatos a partir das suas hipóteses estruturantes. Ela, portanto, é derivada de esforço articulado e continuado da pesquisa. Segundo Goode, 1975, é um instrumento da ciência, na medida em que orienta e restringe a amplitude dos fatos estudados, possibilita esquema conceitual para interpretação e análise dos fenômenos, resume os fatos em generalizações empíricas e em sistemas de generalizações, prevê fatos e aponta lacunas do conhecimento em si.
( F )
( V )
( V )
( V )
( V )
( V )
( V )
( V )
( V )
( F )
5)O estudo dos Tempos e Movimentos por Taylor, tratava de prescrever exatamente o método de trabalho, indicar as ferramentas e o material utilizado – de acordo com os estudos de movimentos – e estabelecer o tempo dentro o qual a tarefa deve ser cumprida – graças ao estudo dos tempos, ou seja, com a especialização e padronização no desempenho dos operários, prescrevendo princípios normativos.
6)O conceito de “homo economicus” diz que o empregado tinha de ser motivado exclusivamente pelo ganho material e financeiro para que pudesse produzir individualmente o máximo possível.
7)A escola denominada Gestão Administrativa, por Fayol, enfatizava a perspectiva dos altos administradores baseada no pressuposto de que a administração era uma profissão, e como tal devia ser ensinada. E por isso, Fayol publicou um livro resumindo suas experiências administrativas como executivo de