Trabalho
-------------------------------------------------
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
-------------------------------------------------
DISCIPLINA: GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS – GST0045
-------------------------------------------------
Assunto: ESTOQUES – Visão ampla – Material adicional
-------------------------------------------------
Na moderna gestão, o objetivo básico em relação aos estoques é MINIMIZAR as necessidades de investimento nesses ativos, sem comprometer o processo produtivo da empresa.
Tipos de Estoques – no processo de decisão quanto a estoques, é importante que se tenha presente que os estoques podem ser de diferentes tipos, basicamente os de matérias-primas, de produtos em processamento, de produtos acabados e de produtos auxiliares.
Custos envolvidos – os custos básicos envolvidos são o CUSTO DE CAPITAL, CUSTO DO ESPAÇO OCUPADO e CUSTO DOS SERVIÇOS DE ESTOCAGEM. Na conjugação destes fatores, duas preocupações devem nortear as decisões do profissional da área. Aquelas relacionadas com a FALTA e aquelas relacionadas com o EXCESSO de suprimentos:
Custos do excesso: * perdas associadas ao risco de obsolescência; * despesas de manejo, transporte e transferências, inclusive seguros; * deflação (redução de preços); * custo do espaço utilizado (zeladoria, aluguel ou depreciação); * furtos, deteriorações; * custo do capital investido, etc.
Custos da falta: * perturbações no processo produtivo; * gastos adicionais com pedidos extras; * perdas de vendas; * perdas de descontos pela compra de lotes abaixo de padrões (lotes) econômicos, etc.
Atenção especial deverá ser dirigida aos itens críticos para o fluxo produtivo e para os itens que comprometem maior capital da empresa (aplicação da sistemática de controles ABC, por exemplo).
Causas INTERNAS e EXTERNAS afetam