Trabalho e contemporaneidade
Matéria: Trabalho e Contemporaneidade
Turma: MBA em Gestão de Pessoas
Exercício dado dia: 12/06/2013
Prof: M. Sc. Mauri Rodrigues
Questões do caso Volkswagen Resende
1- Analise o contexto competitivo que induziu a decisão de implantar a fábrica com o modelo do consórcio modular.
A VW Caminhões e Ônibus teve início em 1980, quando assume todas as operações de caminhões da Chrysley Brasil. Esta era a primeira e única experiência mundial do grupo neste segmento de mercado. Logo no ano seguinte 1981, a Volkswagen lança sua marca própria de caminhões médios e leves, aproveitando o Know-how da Chrysley.
Em 1987 a Volkswagen se beneficia novamente da experiência em projeto e manufatura de caminhões de terceiro, quando foi criada a Autolatina (aliança estratégica entre Ford e Volkswagen para o mercado automotivo da América do Sul). Toda a produção de caminhões é transferida para a fábrica do Ipiranga da Ford.
Em 1995, após o fim da parceria com a Ford, VW ficou sem fábrica de caminhões, sem uma unidade produtora de motores para seus veículos populares e com toda sua capacidade instalada de produção limite. Isso significava que a VW necessitava urgentemente de uma fábrica capaz de manter a produção de caminhões no Brasil. Outra importante constatação é de que a VW não detinha competência estabelecida de manufatura neste segmento de mercado, denominado e guardado a sete chaves pela Ford nos últimos nove anos.
José Ignácio Lopez de Arriortúa, executivo responsável pela operação latino americano da Volkswagen e ex-comandante da área de suprimentos da GM, propôs em 1994 a estratégia de trazer fornecedores para dentro da fábrica para que eles agregassem seus componentes diretamente na linha de montagem.
Nascia o conceito de consórcio modular.
2- Qual a relação existente entre o sistema Toyota de Produção e a Fábrica de Resende.
No sistema Toyota de produção e o Sistema da Fábrica Resende (onde foi implantado o conceito de