TRABALHO SOBRE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL
Técnicas de Separação de Misturas
Misturas Heterogêneas e Homogêneas
Professor: Sergio Júnior Borroquelli
Disciplina: Química Geral
Acadêmico: Senival Luis Tozze da Silva Júnior R.A.: 04006022
Introdução:
O estudo de técnica de separação de misturas consistem em dois tipos de mistura, mistura heterogêneas e mistura homogêneas. Nas misturas homogêneas pode ser visualizada apenas uma fase de aparência homogênea, podendo ser uma mistura de gases, líquidos ou sólidos, podendo ser separadas apenas por processos químicos. Nas misturas heterogêneas, poderá ser visualizada mais de um tipo de fases. Nesse caso, os componentes da mistura podem ser separados por processos físicos. Em geral, as misturas não possuem propriedades físicas próprias, em lugar disso, as propriedades das misturas são propriedades das substâncias que a compõem. Para se desdobrar uma mistura em seus componentes, é necessário que se tenha um conhecimento prévio dos mesmos, para que se possa utilizar o processo mais adequado, já que os processos dependem das propriedades físicas das substâncias que formam a mistura.
Objetivo:
Este trabalho tem como objetivo, determinar os tipos de misturas homogêneas e misturas heterogêneas, destacando-se os métodos e técnicas de separação de ambas, nos estados sólidos, líquidos ou gasosos.
Definições de Misturas Homogêneas: As misturas homogêneas são aquelas que apresentam uma única fase, ou seja, são monofásicas. Toda sua extensão possui um único aspecto. As misturas homogêneas também podem ser chamadas de solução.
Definições de Misturas Heterogêneas: As misturas heterogêneas são aquelas que apresentam duas ou mais fases. Seus componentes podem ser distinguidos através da observação visual, olho nu ou através de um microscópio. De acordo com o número de fases, as misturas