Trabalho sobre Saúde do Trabalhador
Adriana Salete Pinto Técnico Segurança do Trabalho. Registro n RS002756.1
A Segurança começou a se desenvolver a partir da Revolução Industrial, na Inglaterra A era das máquinas visando aumentar a produtividade
Aumento do índice de ocorrência de acidentes
Baixa na produção devido a má adaptação do homem
Além da adaptação do homem ao trabalho, o trabalho deverá adaptar-se ao homem Necessidade de um grupo que pudesse apresentar sugestões para a correção de possíveis riscos de acidentes
Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho São estas 35 NRs que compõem a portaria do MTE n.º 3214 vigente desde 06.07.78, relativas a Segurança e Medicina do Trabalho. Estas normas estão previstas no Cap. V da CLT.
NR.1 Disposições Gerais
NR.4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT
NR.5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA
NR.6 Equipamento de Proteção Individual - EPI
NR.7 Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional PCMSO
NR.9 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PPRA
NR.15 Atividades e Operações Insalubres
NR.16 Atividades e Operações Perigosas
NR.17 Ergonomia
NR.23 Proteção Contra Incêndios
NR.26 Sinalização de Segurança
Quantas vezes você pensa em segurança ao realizar um trabalho? Quantas vezes você procura ver coisas que possam causar acidentes? Você está disposto a investir um pouco do seu tempo em segurança? Conscientização de Segurança é algo que se aprende. Significa tomar o tempo para analisar como tudo que está ocorrendo afeta a sua segurança e a saúde dos demais.
É um Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho composto por um conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas, que objetiva a prevenção de acidentes, pela eliminação dos atos e condições inseguras encontradas no ambiente.
O dimensionamento do SESMT vincula-se ao Grau de