trabalho sobre frigorifico
Superior de tecnologia em segurança do trabalho- 3° semestre rodrigo da silva souza
Lesões por esforço repetitivo-ler disturbios osteomusculares-dort
Foz do iguaçu-PR
2015
rodrigo da silva souza
Lesões por esforço repetitivo-ler disturbios osteomusculares-dort
Trabalho apresentado ao Curso Superior de tecnologia em segurança do trabalho- 3° semestre DA UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina PERICIA TRABALHISTA E AVALIAÇAO DE DESEMPENHO, LAUDO TECNICO E CONDIÇOES DO TRABALHO, TOXICOLOGIA/ SEGURANÇA E SEMINARIO INTERDISCIPLINAR III.
Prof. Jossan Bastistute/ Claudiane Ribeiro Balan, Larissa Furtado/ Francisco Melchades, Vinicius Pires Rinção, Edinei Hideki Suzuki.
Foz do iguaçu-PR
2015
Resumo É crescente o interesse de empresas, governos e sociedade pelo estudo da ergonomia aplicada às atividades produtivas. Nessa direção, o governo brasileiro editou a Norma Regulamentadora 17 – Ergonomia, que visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.
Diante do crescimento atual da economia, as empresas devem se ater cada vez mais com a saúde de seus trabalhadores, para que estes possam produzir mais e melhor. Nesse contexto, a ergonomia se aloca como participante do processo, ao adequar o trabalho ao ser humano através de diversos métodos, como de análise de postura. Ao oferecer condições melhores de trabalho, a ergonomia reduz a fadiga e o “stress” e promove o aumento do bem-estar e da produtividade dos trabalhadores. O método ergonômico de registro e análise de postura tem que ser incerido nas empresas tanto de pequeno ou grande porte , onde são desenvolvidas atividades. Durante uma jornada de trabalho, os operadores podem assumir