Trabalho Quasepronto

4783 palavras 20 páginas
INTRODUÇÃO
Em todo o período da vida acadêmica, a solenidade colação de grau é com certeza o momento mais esperado pelos estudantes, familiares e amigos. O rito de passagem, a concretização de um profissional apto para o mundo do trabalho. É nessa solenidade onde todos aqueles que acompanharam a nossa caminhada estarão ali, nos prestigiando. Somente um formando pode saber qual o sentimento que se tem no momento da formatura. Os pensamentos parecem um filme: de todo seu esforço, das noites que não dormiu, dos exames, dos estudos, dos amigos, dos professores, dos colegas de classe e de tudo que viveu. O presente trabalho relata o processo histórico do Cerimonial Universitário de Formatura, como surgiu e se desenvolveu aos longos dos anos, desde que foi instituído. Bem como o panorama atual, os ritos e rituais, elementos signícos, entre outros. Foi elaborado através de pesquisas, conhecimentos obtidos em sala de aula, mas não apenas do conhecimento episteme, e sim do empírico. Algumas emoções e experiências vividas pelos estudantes que desenvolveram esse trabalho, foi de suma importância para o seu desenvolvimento.
Segundo Viana, o Cerimonial é a prática do Protocolo, ou seja, coloca-se em prática toda a teoria das regras, dos costumes. É a sequência lógica dos procedimentos/ações que serão realizados durante o evento, tornando-o organizado. Está relacionado a cumprimento de um ritual. Em suas especificidades está o cerimonial universitário que “corresponde ao conjunto de aspectos formais de um ato público que ocorre no ambiente universitário, numa sequência própria, observando-se uma ordem de precedência, uma indumentária própria e o cumprimento de um ritual.”

CONCEITOS FUNDAMENTAIS
CERIMONIAL
O Cerimonial foi criado com objetivo de dar status ao evento, organizado de acordo com um conjunto de normas preestabelecidas. É ele quem dita a ordem hierárquica para determinar as regras de conduta em eventos oficiais ou particulares. O cerimonial é a prática da

Relacionados

  • TRABALHO FREIOS E EMBREAGENS QUASEpronto
    4743 palavras | 19 páginas