Trabalho Pontes
Pontes e Viadutos
2° Bimestre
CURITIBA
Novembro / 2014
Luan Galdino
Pontes e Viadutos
Trabalho apresentado como requisito avaliativo para o segundo bimestre da disciplina Pontes e Viadutos do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Tuiuti do Paraná.
Orientador: Prof.Marcus Ricardo Veneroso
CURITIBA
Novembro / 2014
Ponte
Ponte é uma construção destinada a estabelecer a continuidade de uma determinada via em pontos não acessíveis de qualquer natureza. Geralmente as vias são rodovias , ferrovias ou passagem para pedestres.
É dita como ponte quando o obstáculo é constituído de um curso de água ou alguma outra superfície liquida como um lago ou um braço de mar.
Quando é construída sobre um curso de água, o seu tabuleiro é frequentemente situado a altura calculada de forma a possibilitar a passagem de embarcações com segurança sob a estrutura. Quando construída sobre um meio seco costuma-se chamar pontes de viaduto como uma forma de apelidar pontes em meios urbanos. Do contrario não pode ser usado já que um viaduto é uma ponte que visa não interromper o fluxo rodoviário ou ferroviário. Mantendo a continuidade da via quando esta se depara e tem que transpor um obstáculo natural constituído por depressão do terreno (estradas , ruas , acidentes geográficos , etc),cruzamentos e outros sem que seja obstruído.
Ponte
Pontes Estaiadas no Brasil
Viaduto
Quando o obstáculo é um vale ou uma via , os viadutos são muito comuns em grandes metrópoles, onde é intenso o trafego de veículos normalmente de grandes avenidas ou vias expressas não pedem ser ligeiramente interrompidas, além de cidades que possuem muitos acidentes geográficos, onde o viaduto serve para ligar dois pontos mais altos de uma determinada região e relevo.
Os viadutos podem receber, em função de suas particularidades as seguintes denominações :
Viaduto de Acesso –