Trabalho Formatado
Ao longo do tempo diversos autores discutiram os princípios da Administração. Este trabalho pretende fazer uma pequena abordagem sobre os principais teóricos que discorreram sobre o assunto. Para tanto, serão abordadas as idéias desenvolvidas por Taylor e Fayol. Saliente-se que não é objetivo deste fazer uma discussão exaustiva acerca do tema, pois existem outras teorias que poderiam aqui estar presentes.
1.1 Taylor e os Princípios da Administração Científica
Segundo Chiavenato (2003) Taylor nasceu no Estado da Filadélfia, nos Estados Unidos da América. Oriundo de uma família quaker1 foi educado dentro de princípios rígidos de disciplina e rigor ao trabalho. Taylor iniciou sua carreira profissional como operário em uma siderúrgica. Na mesma empresa chegou a ocupar o cargo, depois de formado, de Engenheiro.
Ao estudar a forma de pagamento utilizada na época (por peça), Taylor procurou achar uma solução para ganhos de produtividade. Logo, estudou as tarefas executadas pelos operários e chegou a conclusão que poderiam ser aperfeiçoadas e racionalizadas (CHIAVENATO, 2003).
Chiavenato (2003) afirma que o pensamento de Taylor pode ser dividido em dois períodos. O primeiro pode ser resumido em cinco pontos:
1 O objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir os cutos unitários de produção.
2 Para realizar tal objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris.
3 Os empregados devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas para que as normas possam ser cumpridas.
4 Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeiçoar aptidões e executar uma tarefa para que a produção normal seja cumprida
5 A Administração precisa criar uma atmosfera íntima e cordial com os trabalhadores para