Trabalho fisica III GVDG

2428 palavras 10 páginas
FACULDADE ANHANGUERA

ENG. MECÂNICA
FISÍCA III

GERADOR VAN DE GRAAFF

Aluno: Pablo Luis Toniazzo RA: 2484664726 Professora: Gisele Bordignon Lunelli

PASSO FUNDO
SETEMBRO 2015

1 HISTÓRIA DO GERADOR VAN DE GRAAFF
O Gerador Van de Graaff foi projetado e construído pelo engenheiro americano, Robert Jemison Van de Graaff ( 1901 – 1967) que se dedicou-se ao estudo e a pesquisa de Física Atômica no Instituto Tecnológico de Massachusetts – MIT – após estudos de pós graduação na Universidade de Sorbonne (Paris) onde trabalhou com Madame Marie Curie.
Em 1931 o Gerador Eletrostático de Alta Voltagem (Gerador Van de Graaff) já era usado para acelerar partículas, indispensável para desvendar a constituição do átomo.
A máquina de Van de Graaff tinha bolas de alumínio com 4,5 metros de diâmetro e produzia tensão de aproximadamente 2 milhões de volt e foram montadas em trilhos para facilitar os respectivos deslocamentos.
Os aceleradores Van de Graaff sofreram desenvolvimento tecnológico dando lugares ao hoje conhecido como “aceleradores Pelletron”.
No Instituto de Física da USP, em 1972, um acelerador Pelletron aposentou um antigo acelerador Van de Graaff que sustentou a pesquisa nuclear durante décadas.
O Van de Graaff original pode ser encontrada no Museu de Boston.

2 fUNCIONAMENTO DO GERADOR VAN DE GRAAFF

Seu layout básico consiste em:
1. um domo ou cúpula de descarga;
2. uma coluna de apoio;
3. dois roletes (superior e inferior);
4. dois pentes metálicos (superior e inferior);
5. uma correia transportadora; e
6. uma base para alojar o motor elétrico, fixar a coluna e o pente inferior.
A descrição que damos a seguir prende-se ao fato de que mesmo um pequeno gerador (construído com razoáveis cuidados) deverá prover, numa Feira de Ciências ou em salas de aula, horas de entretenimento e proveitosas experiências

Relacionados

  • Gerador de van de graaff
    3549 palavras | 15 páginas
  • Apostila Sargente FAB 2016
    208484 palavras | 834 páginas