trabalho final
Na rubrica “Como somos”, faz-se uma breve caracterização da população portuguesa abordando alguns aspectos importantes: o envelhecimento, os índices de dependência, etc. O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas, profissão, entre outras coisas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países. Segundo a definição da ONU, "um recenseamento de população pode ser definido como o conjunto das operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, econômicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território".
1. Fundamentação Teórica:
1.1- Recenseamento e poder De acordo co o site, O recenseamento, na visão do texto, é um saber e um poder - sendo a demografia um instrumento do poder. Vale ressaltar que os primeiros recenseamentos oficiais já realizados no mundo coincidem com o fortalecimento de um Estado ou a criação deste.
Este instrumento guarda informações sobre um estoque de energia, no caso, a população (energia esta que o Estado vai relacionar intrinsecamente às suas estratégias). As informações são degradáveis, já que de pouco em pouco tempo são atualizadas - as populações nunca são estáveis, estando sempre em mutação: seja em âmbito quantitativo, seja em âmbito qualitativo (propriedades econômicas, sociais, culturais, políticas...). Além disso, esta vontade de se conhecer a extensão para lutar, organizar ("O Plano, o