trabalho em grupo
Para que um trabalho saia de forma correta e sem preocupações nós precisamos nos certificar de que todos os membros estão comprometidos e focados no melhor para o grupo e para o trabalho, porém, para que isto ocorra, os membros do grupo necessitam ter em mente os direitos e deveres do trabalho em grupo.
Todos nós temos opiniões em relação a algum assunto, devemos sempre ouvir e respeitar o próximo. Não devemos impor as nossas opiniões à outra e não devemos nos expressar sem pensar antes. Todos têm o direito de falar e demonstrar o que esta sentindo, mas devemos falar somente quando necessário, para que conversas fora do assunto não fiquem em primeiro plano, também é importante ressaltar que os membros do grupo devem respeitar e não utilizar aparelhos eletrônicos enquanto outro integrante está falando, pois assim o aparelho estará tirando a atenção do integrante e não irá entender o que o outro integrante estará dizendo, podendo prejudicar o grupo e a si próprio.
Devemos tratar o assusto proposto de forma séria, sempre prestando atenção aos fatos apresentados. Devemos procurar nos informarmos bem sobre o assunto proposto para conseguirmos discorrer sobre tal assunto de uma forma clara e objetiva.
Todos devem se comprometer a participar ativamente das atividades de forma correta e devem cumprir e respeitar os horários impostos de forma assídua. Quando um membro faltar, o mesmo deve procura saber dos acontecimentos tratados sem a sua presença. Todo o conhecimento relevante ao trabalho deve ser compartilhado entre todos os membros do grupo.
Devemos evitar atritos entre as pessoas do grupo e situações constrangedoras. Devemos procurar ajudar uns aos outros sem discriminação. Quando estiverem definidas as funções de cada membro do grupo, devemos executá-las sempre buscando o melhor para o grupo.
Desta forma, tendo estes direitos e deveres em mente, um trabalho em grupo pode-se prosseguir de forma eficaz,