trabalho em grupo 4 semestre pedagogia
A Experiência Estética é uma vivência que desloca o ser humano, por um tempo, de seu cotidiano, de seus pensamentos e preocupações, levando-o a observar algo ou agir, a partir da significação que esta vivência lhe proporciona. Ao ter uma experiência estética nossos sentimentos são tocados, são despertados pelas formas do objeto e então vibram, dando-se a conhecer a nós mesmos. Como frente a um espelho, onde apreendemos nossa imagem e desvendamos a aparência de nosso corpo, face ao objeto estético descobrimos aspectos de nossa vida interior, vindo a conhecer melhor os nossos sentimentos.
Desta forma, o indivíduo apreende os sentidos de sua ação e esta experiência toca seus sentimentos, provocando a produção de significado sobre uma vivência particular de sua vida. A Experiência Estética pode ocorrer em qualquer momento ou lugar, mas a Arte é uma das maiores formas de provocação destas Experiências, mostrando-se como meio de educar esta forma de apreensão humana.
Visto que é de extrema importância a Educação Estética acredita que esta se produza no Ensino de Artes Visuais, a partir da união de Experiências Estéticas com a aprendizagem dos signos, símbolos e códigos específicos da disciplina, de forma a aprimorar os sentimentos, a percepção e a reflexão de cada um.
Considerando a importância do Ensino de Artes Visuais para o desenvolvimento do ser humano desde sua infância – sua formação subjetiva, cognitiva, cultural e social–o presente trabalho apresentará uma releitura tridimensional de uma obra de arte do artista Romero Britto.
Ao analisarmos o autor escolhido, o Romero Britto, ficamos admirados com a forma que ele compõe as suas artes, com muitas cores e muita alegria, o que nos chamou a atenção, uma vez que nosso projeto visa o interesse na educação infantil. Diante disso escolhemos o Berliner Bär - Urso de Berlim.
Durante a releitura tridimensional desta obra,