TRABALHO DE ÉTICA E SOCIEDADE
1. Introdução
O tema aborda a questão Ética e Sociedade, o que é de suma importância para os estudiosos do Curso de Direito, considerando que toda Sociedade possui um firmamento de regras aceitas infinitamente maiores do que qualquer sistema de leis postas e positivadas pelo Estado. Para exemplificar essa discursão analisaremos um caso que envolve ética e sociedade.
Essas regras baseiam-se naquelas que são reconhecidas pelas sociedades, levando-se em conta os costumes existentes.
O estudo da Ética, no ramo do direito deve, considerar que a cada dia torna-se mais imprescindível, que o profissional deste ramo possua certas características, que possibilitem agir como um agente transformador perante as demandas, desempenhando suas atividades de forma consciente e harmonizadora.
Antigamente, nos cursos de Direito, existia uma cultura de disputa de forma mais marcante de modo que os bacharelados se tratavam como adversários e essa cultura às vezes levavam o profissional a ser considerado um agente gerador de novas demandas.
A Introdução dos ensinamentos éticos aos Cursos de Direitos busca propiciar aos bacharelados “uma cultura do convívio pacífico, da produção espontânea das soluções jurídicas, na consecução de uma era de compreensão e paz” (NALINI, José Renato. Ética Geral e Profissional. José Renato Nalini. 4. Ed. rev. e atual. São Paulo: Editora Revistados Tribunais, 2004).
2. Estudo da ética
Há notícias de seu surgimento na Grécia, e seu nome é associado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais.
ÉTICA: Do grego, ETHOS. Significa costumes, extraí-se Ética. Do latim, MORES. Donde moral.Ciência da moral. “Estudo dos juízo de apreciação referente a conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto” (HOLANDA,1986, p.733)
Se considerada filosoficamente analisará o bom ou mau, certo ou errado, dessa forma, o termo ética assume