trabalho de tcc
Trata-se de uma pesquisa quantitativa de natureza exploratória, com o delineamento através da pesquisa bibliográfica. Este tipo de metodologia permite aprofundar em um determinado assunto e mostrar toda a produção de conhecimento sobre um tema especifico, bem como a caracterização desta produção, as lacunas ou apontamentos dos autores para novas pesquisas. Além disto, permite a cobertura de fenômenos de uma forma mais ampliada e serve de referencial para outras pesquisa sobre o mesmo tema.
Para Gil (2006, p. 65) “a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”.
Vergara (2000) afirma que a pesquisa bibliográfica é o estudo sistemático e organizado, de um determinado tema, desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral. Desta forma esta pesquisa tem a finalidade de identificar o estado atual do conhecimento cientifico produzido sobre auditoria do SUS, com base na análise da literatura dos últimos 12 anos.
4.1 CRITÉRIOS PARA LEVANTAMENTOS BIBLIOGRAFICO
Realizou-se o levantamento bibliográfico com a finalidade de identificar na literatura o conhecimento produzido sobre auditoria do SUS.
Os critérios para a seleção de materiais (artigos, livros, jornais, legislação dentre outros) produzidos deu-se em função dos objetivos da pesquisa. Preocupou-se também com o rigor e uniformização na escolha de tais critérios.
Sendo assim os critérios estabelecidos foram : Publicações com abordagem sobre auditoria do SUS; Publicações indexados no banco de dados LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde); Publicações publicados em periódicos nacionais dentro do período determinado por esta pesquisa, que foi de 1996 a 2007; Publicações localizados nas bibliotecas de universidades de Cuiabá tais como:
Universidade Federal de Mato Grosso