Trabalho de sociologia
INSTITUIÇÕES SOCIAIS
Belford Roxo-2014
Trabalho apresentado para a disciplina de Sociologia, da turma M-121, como avaliação complementar para o 4° Bimestre
Lorena Daniel
Belford Roxo – 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO……………………….1
DESENVOLVIMENTO……………...2
CONCLUSÃO………………………...5
BIBLIOGRAFIA……………………...6
INTRODUÇÃO
O primeiro objetivo deste trabalho é compreender o que são instituições sociais. Podemos dizer que instituições sociais dizem respeito a práticas sociais que perduram através do tempo pela adesão que encontram na maioria dos membros da sociedade. São as estruturas criadas para resolver problemas humanos básicos, para manter efetivamente organizada a sociedade, através da regulamentação e do controle da população. Podemos identificá-las também como estruturas políticas. Quanto maior a sociedade, maior e mais complexa será a gama de instituições.
Em tempos de globalização A sociedade pós-industrial criou um novo padrão de família. O “chefe de família” já não é apenas o pai. A mãe deixou de ser sinônimo de “rainha do lar”. A troca de papeis entre pais e mães é constante. O homem participa das tarefas domésticas diminuindo o número de famílias nucleares. Nos dias de hoje é possível encontrar até mesmo filhos sendo responsáveis pelas despesas da casa e cuidado com a família. Isso também é o pretexto para divórcios, que com o passar dos anos vem se tornando algo comum entre as famílias.
Neste trabalho abordarei as principais características da instituição família e educação, apresentando exemplos e mostrando os impactos de seus reflexos na sociedade.
DESENVOLVIMENTO
As instituições sociais são dotadas de regras e procedimentos que são reconhecidos pelas pessoas, podendo assim funcionar como instrumento de regulação e controle das atividades de seus