Trabalho de Portugues
Para os mercantilistas, quem tinha maior riqueza era aqueles que possuiam maior acumulo de metais preciosos. Considerava-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Para os fisiocratas a terra era a única fonte de riqueza, que consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza, em atividades econômicas, como a lavoura, pesca e mineração. Por tanto encorajava-se a agricultura.
2- Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?
Adam Smith foi considerado o percursor da moderna teoria econômica. Smith advogava a ideia de que todos os agentes, em sua busca de lucrar o máximo, acabam promovendo o bem estar de toda a comunidade. É como se uma mão invisível orientasse todas as decisões da economia, sem a necessidade da atuação do Estado. A teoria do valor-trabalho consistia em que a causa da riqueza das nações é o trabalho humano e que um dos fatores decisivos para aumentar a produção é a divisão do trabalho. Sua ideia era clara, a produtividade decorre da divisão do trabalho, e essa, por sua vez, decorre da tendência inata da troca, que, finalmente, é estimulada pela ampliação dos mercados.
3- O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
O autor da teoria das vantagens foi David Ricardo. O mesmo afirmava que o comércio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção. Ricardo, a partir de algumas generalizações e usando poucas variáveis estratégicas., produzindo vários dos maiz expressivos modelos de toda a história da ciência econômica, desses derivando importantes implicações políticas.
4- Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?
Lei de Say "a oferta cria sua própria procura", ou seja , o aumento da produção transformar-se-ai em renda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na