Trabalho de Perícia Contábil
OUTUBRO
2014
INTRODUÇÃO
Tendo em vista a realidade econômica brasileira, em que empresas são criadas e dissolvidas da noite para o dia, onde a grande maioria da população é composta por assalariados e o mercado financeiro cobra juros altíssimos, dentre outras variáveis, vemos que ações judiciais de natureza contábil são gradativamente mais comuns, que consequentemente tem contribuído para que as funções de perito contador e de perito contador assistente sejam mais requisitadas no mercado e estejam cada vez mais em evidência.
Perícia do latim peritia (habilidade, saber) na linguagem jurídica designa, em sentido lato, a diligência realizada ou executada por peritos, a fim de que se esclareçam ou se evidenciem determinados fatos. Significa o exame, a verificação, a cerca da verdade ou realidade dos fatos, conhecimento proveniente da experiência; habilidade, talento; espécie de prova consistente no parecer técnico de pessoa habilitada a formulá-lo.
A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente. (Item 2 da NBC TP 01 – Normas Brasileiras de Contabilidade). Portanto, a perícia contábil tem sua amplitude relacionada à causa que a deu origem. Assim, uma perícia que envolva questões tributárias levará em conta não somente a contabilidade em si, como também a legislação fiscal que rege a matéria relacionada aos exames.
ÉTICA NA PERÍCIA CONTÁBIL
Muitas são as definições de Ética, todas relacionando-a com a Moral e o comportamento irrepreensível do ser humano, na busca de qualquer de seus objetivos, que podem ser apenas de felicidade pessoal, ou êxito intelectual, profissional ou econômico.
A