trabalho de filosofia resumo
Convite a filosofia,
Marilene Chauí
Isabel Paiva
Filosofia
10 de março de 2015, Recife-Pe Origem da filosofia
A filosofia surgiu quando alguns gregos, admirados e espantados coma realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas. Um desses filósofos foi Pitágoras de Samos, atribui-se a ele a invenção da palavra Filosofia, Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence os deuses, mas que os homens podem deseja-la ou amá-la, tornando-se filósofos. Oque move a filosofia é o desejo de saber, de observar, contemplar, julgar, avaliar as coisas, as ações, as pessoas...Significa por tanto,” amizade pela sabedoria” ou “amor e respeito pelo saber”.
Do legado do filosófico grego, podemos destacar com principais contribuições:
A ideia de que o conhecimento verdadeiro deve encontrar as leis e os princípios universais e necessários do objeto conhecido e deve demonstrar sua verdade por meio de provas ou argumentos racionais.
A ideia de que a natureza segue uma ordem necessária e não casual ou acidental, ou seja, a ideia de que ela opera obedecendo a leis e princípios necessários.
A ideia de que a natureza é uma ordem que segue leis universais e necessárias, fez com o que, Galileu Galilei desse novo impulso à física ao estudar o movimento dos graves ou “pesados” (ou a estabelecer as leis das quedas dos corpos) e, para isso, a demonstrar as leis naturais do movimento uniforme e do movimento uniformemente variado. Assim como, inspirou Isaac Newton no final daquele mesmo século, a estabelecer as leis matemáticas da física, demonstrando a lei da gravitação universal. E, no século XX, levou Albert Einstein a estabelecer uma lei válida para toda a matéria e energia do universo.
A ideia de que as leis necessárias e universais da natureza podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento, isto é, não são conhecimentos misteriosos e