Trabalho de Educação á Distância
O desenvolvimento da Educação a Distância hoje, para ser compreendido é necessário conhecer sua história, sua origem, seu passado, sua evolução e como consequência seus desafios e possibilidades atuais. A educação a distância tem um diferencial da educação presencial, já que sua característica principal é a separação do professor e do aluno, se utilizando de meios técnicos para a comunicação entre eles. A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Esta definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB).
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: HISTÒRICO DETALHADO (do mundo partindo para o Brasil)
No século XIX, surgiram as primeiras experiências na Europa, onde foram oferecidos cursos por correspondência na Suécia, Reino Unido e Espanha, além dos Estados Unidos. No século XX, países como Canadá, Alemanha, Austrália, Noruega, França e África do Sul começam a utilizar e fazer experiências com os cursos por correspondência. Na metade do século XX, a educação a distância começou a ganhar força e se fortalecer como uma importante modalidade de ensino. Em 1728, foi marcado pelo início da Educação a Distância. Anuncia-se um curso pela gazeta de Boston, onde o prof. Caleb Philipps oferece material para ensino e orientação educacional por correspondência.
No ano de 1829, é inaugurado na Suécia o Instituto Liber Hermondes, onde mais de 150.000 pessoas realizaram cursos através da Educação a Distância.
1840 foi inaugurada a primeira escola, por correspondência na Europa. Em 1856 em Berlim, a Sociedade de Línguas Modernas patrocina professores franceses, para ensinarem francês por