trabalho de bio
NUTRIÇÃO
Os seres vivos mantêm elevado grau de arranjo e de complexidade à custa de gasto de energia, obtida de fontes alimentares, que usam também como matéria prima no crescimento, e em reparações. A energia adquirida é usada na manutenção da homeostase, ou seja, do equilíbrio interno do organismo, que inclui a estabilidade do pH, da composição química, da pressão osmótica, da quantidade de água e da temperatura.
Nutrição é o processo pelo qual os animais obtêm compostos orgânicos (alimentos), sendo estes a fonte de energia para e realização das atividades do organismo.
Tipos de nutrição:
Autotrófica: Seres autotróficos são aqueles capazes de fabricar moléculas orgânicas, ricas em energia, a partir de compostos inorgânicos simples, de baixo nível energético, e usando como fonte de energia a luz (fotossintetizantes) ou reações químicas (quimiossintetizantes).
Heterotrófica: Seres heterotróficos são aqueles capazes unicamente de obter energia de compostos previamente sintetizados por outros seres vivos.
Mixotrófica: Seres mixotróficos são aqueles capazes de realizar ambos os tipos de nutrição acima.
Necessidades nutricionais:
- Por quantidade requerida: Macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras; Micronutrientes: vitaminas e minerais (íons inorgânicos)
- Por função do corpo: Energéticos – carboidratos e lipídeos: fonte de energia para atividades metabólicas. Ex: arroz, macarrão, óleos vegetais. Plásticos – proteínas: usados como constituintes estruturais das células. Ex: ovos e carnes. Reguladores – vitaminas e minerais: regulação do metabolismo. Ex: frutas, verduras, fígado, gema de ovo. (Obs: vitaminas hidrossolúveis – complexo B e C; lipossolúveis – vits A, D, E, K).
DIGESTÃO A digestão é o processo de quebra das moléculas orgânicas complexas da dieta em moléculas mais simples, que então podem