Trabalho artigo Comportamento Organizacional 3º PERÍODO ESTÁCIO DE SÁ
Autoconsciência:Você se conhece? Um famoso cartunista fia a um coquetel com alguns amigos. Alguém pediu que fizesse uma caricatura de cada um dos presentes,e ele começou a fazer em poucos traços habilidosos com seu lápis. Quando os desenhos foram passados pelos convidados para serem identificados,todos reconheceram as outras pessoas,porém quase ninguém reconheceu a própria caricatura. Muitos de nós são como as pessoas desse coquetel. Não nos conhecemos de fato. Porém você pode expandir sua autoconsciência. E, quando o fizer,entenderá melhor suas forças e fraquezas pessoais e como você é percebido pelos outros. Você também terá percepções acerca de por que os outros respondem a você do jeito que o fazem. Uma grande vantagem em ganhar autocompreensão é descobrir como você se classifica em relação às característica chaves de personalidade.
Como: controle,maquiavelismo,autoestima,automonitoramento,disposição para assumir riscos,entre outros. Cinco dicas para ampliar a autoconsciência
Existem maneiras de fazer com que seus sentimentos atuem a seu favor, mesmo em situações adversas. Uma delas é procurar desenvolver a autoconsciência, a partir da qual aprimoramos também a inteligência emocional.
1) A percepção do olhar determina os pensamentos
Cada um de nós tem um olhar diferente sobre uma mesma situação. Conhecer a maneira como encaramos os acontecimentos, bem como as impressões, interpretações e expectativas .Ter consciência daquilo que pensamos e da razão pela qual pensamos é fundamental para nos tornarmos aptos a prever nossas reações e, assim, alterá-las quando necessário.
2) Sentidos apurados
A visão, a audição, o olfato e o paladar originam todas as nossas impressões sobre o mundo ou sobre nós mesmos. As informações vindas por estes canais nos permitem avaliar as situações. Aguce os sentidos e não se deixe levar apenas por um deles.
3) Preste atenção no sentimentos
É importante prestar