Trabalho Academico
1 - Ao compreendermos os sistemas em termos de circularidade consideramos que a história passada é elemento ativo na configuração e constituição da história presente. Dentro desta linha de pensamento é possível encontrarmos contribuições que se referem ao processo de superação da linearidade causal em direção à compreensão sistêmica da vida, do mundo e da natureza.
Neste sentido, cite três destas contribuições e as explique conforme discussão contida no material da disciplina.
R1: A primeira contribuição trata dos processos circulares e a da retroalimentação.
Define retroalimentação como um processo por onde um sistema realimenta seu próprio processo através de algo que ele mesmo produz, com o objetivo de manter seu padrão e estado de organização. Assim é possível que evitar que a contínua produção do mesmo conteúdo gere sua própria destruição.
A segunda contribuição trata da retroalimentação positiva.
Segundo o autor Bateson, os modelos cibernéticos são dotados de um outro tipo de mecanismo de retroalimentação que, em vez de corrigir o desvio, o aumenta. É o que chamam de retroalimentação positiva. Tal mecanismo pode levar à sua destruição ou a uma mudança incontínua, modificando o padrão de funcionamento.
Tal mudança descontínua foi caracterizada por Bateson como mudança de segunda ordem, por justamente estar além das reversíveis e adaptativas que mantém o sistema próximo do seu padrão, frente às correções de desvio.
A terceira contribuição trata das estruturas dissipativas, da ordem através do ruído e da autorreferência.
Define que a auto referência é o processo pelo qual os sistemas instituem seus parâmetros, qualidades e valores considerando a teia de relações e interações.
A partir dai o sistema passa a ser visto como uma rede de fabricação de componentes que são capazes de produzir novos componentes, em um processo recursivo e auto referente.
R2: 1 – Processos circulares e a da