Toxicologia

14745 palavras 59 páginas
TOXICOLOGIA

A Toxicologia pode ser conceituada como o estudo das ações e efeitos nocivos de substâncias químicas sobre sistemas biológicos. Estuda a probabilidade de suas ocorrências e dos limites máximos aceitáveis para a exposição dos sistemas biológicos às substâncias químicas. Além do gigantesco número de substâncias já tradicionalmente utilizadas ou manufaturadas no meio industrial, a cada ano milhares de novos compostos químicos vão sendo sintetizados e introduzidos. Todas essas substâncias químicas possuem características tóxicas, constituindo sempre uma ameaça para a saúde do trabalhador. Sua potencialidade tóxica dependerá de fatores como: estado físico, pKa, via de penetração, etc. A Saúde ocupacional tem por objetivos: - a promoção e manutenção do mais alto grau de bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores em todas as ocupações; a prevenção entre os trabalhadores, da perda da saúde causada por condições de trabalho; a proteção de trabalhadores, em seu emprego, dos riscos resultantes de fatores adversos à saúde; a colocação e a manutenção do trabalhador num ambiente ocupacional fisiológica e psicologicamente adaptado.

Toxicologia ocupacional é o ramo da toxicologia que se ocupa do estudo das ações e efeitos danosos sobre o organismo humano de substâncias químicas usadas na indústria. Busca, principalmente, a obtenção de conhecimentos que permitam estabelecer critérios seguros de exposição Com o crescimento acelerado da indústria e o constante aumento do uso de produtos químicos, nenhum tipo de ocupação está inteiramente livre da exposição a uma variedade de substâncias capazes de produzir efeitos indesejáveis sobre sistemas biológicos.
A Lista de substâncias tóxicas de 1974 do NIOSH (National Institute of Ocupacional Safety and Health) dos Estados Unidos, contem cerca de 42.000 substâncias. Em 78 estimava-se em 100.000 o número de compostos químicos para os quais informações tóxicas estariam disponíveis. É ponto comum de acordo que

Relacionados