torre
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
AULA PRÁTICA: Torre de Líquidos - Densidade
NOME:
TURMA:
PROFESSORA: Fernanda Palladino
DATA:
1. OBJETIVOS:
Determinar a diferença de densidade de diferentes líquidos
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
A densidade (ρ) exprime a razão entre massa e volume de uma substância a uma dada temperatura: ρ = m/V. A densidade é uma grandeza física característica de cada substância, assim, pode ser usada para identificação de substâncias e/ou para determinação do grau de pureza do material. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a densidade é expressa em kg/m3, entretanto é habitual utilizar o g/cm3.
O volume de um corpo corresponde ao espaço que este corpo ocupa. A unidade de medida dessa grandeza no SI é o m3, porém em química é comum usar o submúltiplo cm3. O procedimento de determinação do volume de um corpo depende do formato deste. Formas regulares exigem apenas de uma régua e de uma expressão matemática que relacione as dimensões. Formas irregulares necessitam da técnica denominada “deslocamento de água”.
A massa de um corpo está relacionada com a quantidade e com o tipo de partícula que o constitui. No SI, a massa é expressa em kg, contudo o submúltiplo grama é muito empregado na química. A massa de um corpo pode ser determinada em uma balança.
Conhecendo-se a massa e o volume de um corpo pode-se determinar a sua densidade.
3. MATERIAIS:
• Proveta de 1000mL
3 becker de 200 mL
Bastão de vidro
• Glucose de Milho
Óleo
• Alcool Etílico
• Água
• Querosene
Corantes: azul, verde, vermelho, amarelo.
• Balança semi-analítica
4. PROCEDIMENTOS:
1. Adicionar a Glucose de Milho na Proveta ( Aproximadamente 80 mL)
2. Adicionar o Corante verde em 100 mL de água em um becker. Homogeneizar e adicionar na proveta lentamente.
3. Adicionar em um Becker 100 mL de óleo e adicionar o corante a base de óleo. Homogeneizar e adicionar lentamente na proveta.
4. Adicionar em um