tomografia de coxa e bacia
A tomografia computadorizada é um método médico de imagens que utiliza a tomografia, na qual o processamento geométrico digital é usado para gerar imagens tridimensionais do interior de objetos a partir de grandes quantidades de raios-x tirados ao redor. A tomografia computadorizada produz um volume de dados que pode ser manipulado para demonstrar várias estruturas.
A tomografia de bacia é utilizada na avaliação de fraturas, artropatias, tumores e processos inflamatórios ou infecciosos nas regiões segundo o pedido médico - Ílio, ísquio e púbis, sacro-coccix; sacro ilíacas, coxo femorais, músculos e outras estruturas. Reformatação tridimensional pode ser utilizada nos casos de traumas ou tumores.
Já a tomografia da articulação coxo-femoral avalia os ligamentos, a trama muscular, a cápsula articular que é responsável por estabilizar essa articulação e que por alguma lesão ela pode causar dores na região pélvica. Essa articulação é formada pelo fêmur e acetábulo, por isso os movimentos do fêmur vão atuar diretamente no movimento da região sacro ilíaca. Então, consequentemente, os problemas articulares dos membros inferiores podem acarretar em dores lombares e pélvicas.
2. EXAMES
2.1. TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DA BACIA
2.1.1. Etiologia
2.1.2. Indicação
Pode ser usada como parte do rastreamento abdominal para tumores e para estimar a magnitude de fraturas, avaliar artropatias e processos inflamatórios ou infecciosos.
2.1.3. Posicionamento e Técnicas
Paciente em decúbito dorsal, pés em direção ao gantry, braços para a cabeça.
Cadastro e escolha do protocolo e filtro.
Deixar a área livre de qualquer adorno ou objeto radiopaco.
- Programação de cortes: