titulação ac. bs.
Introdução:
A titulação refere-se a análise química quantitativa de um volume determinado de uma solução de concentração desconhecida que contém a substância a ser analisada, que reage com um volume a ser medido durante o processo de uma solução padrão cuja concentração é conhecida com exatidão. Este denomina-se titulante e a primeira solução cuja concentração é desconhecida é denominado titulado. Quando utiliza-se a bureta para monitorar o volume do titulante, o procedimento é chamado de volumetria. De acordo com as reações que ocorrem durante o processo, podemos classificar a titulometria volumétrica em titulometria de neutralização, titulometria de precipitação, titolometria de complexação e titolometria de óxido-redução. Após a solução padrão ser adicionada através de uma bureta, o volume exato em que a reação de titulação ocorre é chamado de ponto final teórico ou estequiométrico. O término da titulação é detectado por meio de alguma modificação física produzida pela própria solução padronizada, ou pela adição de um indicador de ácido-base. Este processo é importante para determinar com exatidão a concentração da substância titulada, bem como seu pH.
Para a medição deste, pode ser utilizado um pHmetro, ou ainda por meio do processo descrito anteriormente. Neste caso, quando há a variação da coloração do indicador ácido-base, significa que o pH da solução está variando. Cada indicador possui uma coloração específica, como mostrado na tabela abaixo: Objetivo:
Utilizando técnicas de titulação de neutralização aprendidas em aula, aferir a concentração de amostras desconhecidas e seus respectivos pHs.
Metodologia:
1) Materiais Utilizados nos Experimentos:
Bureta, Pipeta de Pasteur, Erlenmayer, Suporte de bureta, Pisseta, Papel toalha, Balde de descarte, Balança analítica, Béquer, Proveta, e Barca de pesagem.
2) Substâncias Utilizadas nos Experimentos:
Água destilada, Biftalato de potássio, Fenolftaleina 0,5%, Azul de